Para as sedes dos Escoteiros G 16 e das Guias de Carcavelos, a Câmara Municipal de Cascais disponibilizou um terreno expectante, localizado no limite de uma área urbana consolidada da Vila de Carcavelos, próximo de um novo conjunto habitacional em expansão.
Os dados programáticos sugeriam dois edifícios equivalentes do ponto de vista programático, caracterizados por um espaço central de convívio e reunião, com duplo pé direito, rodeado por pequenas salas, para diferentes actividades dos grupos. Assim propõe-se 16 e 24 módulos paralelepipédicos em betão, correspondentes à sede das Guias e à Sede dos Escoteiros G16. Os módulos, cada um com 6m x 3m x 2,60 de altura, são encostados e empilhados em dois ou três níveis, deixando um espaço central quadrado com 12 m de lado e 5m de altura. Em cada nível, quatro pequenos espaços vazios desempenham a função de entrada e de varandas/pátio, nos pisos superiores.

 

SEDE DOS ESCOTEIROS G16 E SEDE DAS GUIAS DE CARCAVELOS
Data: 2005
Arquitectura: Flavio Barbini e Mª João Silva Barbini
Colaboradores: Nuno Violante, Paula Silva, Pedro Dourado, Sílvia Palhão, André Costa, Vera Geraldes
Consultores: Luís Marques (Estruturas), Philip Kirkby (Águas, Electricidade e AVAC) e João Cardoso de Melo (Arquitectura Paisagista)